banner

APRODER – Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo



A APRODER é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1991 e com sede em Santarém. O seu território de intervenção abrange os concelhos de Azambuja, Cartaxo, Rio Maior e Santarém, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização das zonas rurais do Ribatejo.

Com uma forte ligação ao território e às suas comunidades, a APRODER tem como missão implementar programas nacionais e comunitários que fomentem a dinamização social, cultural e económica da região, apoiando projetos inovadores e estratégicos que reforcem a coesão territorial e criem novas oportunidades para as populações.

Para alcançar estes objetivos, a APRODER aposta na cooperação e trabalho em rede com as comunidades locais e com um conjunto diversificado de entidades parceiras – incluindo instituições de ensino e investigação, associações agrícolas, organizações culturais, turísticas e autarquias –, promovendo uma atuação integrada e eficaz no território.

A associação conta atualmente com 15 associados – públicos, privados e individuais –, representando setores estratégicos como agricultura, (vinho, azeite, hortícolas, …), pecuária, turismo, património natural e cultural e a educação. Esta diversidade garante uma visão abrangente e colaborativa na definição de prioridades e na execução das estratégias de desenvolvimento.

Atualmente, a rede de parceiros da APRODER está organizada através da Parceria APRODER.20.30, que integra representantes dos setores público e privado, reforçando os processos participativos e a implementação de uma Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) sólida, inovadora e competitiva para o período 2023-2027.

Enquanto Grupo de Ação Local (GAL), a APRODER assume-se como um agente de proximidade e modernidade, comprometido com a valorização dos recursos endógenos, a criação de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais, projetando o território como uma região mais coesa, sustentável e atrativa.



MISSÃO
Contribuir para a promoção do desenvolvimento regional e local, para um território mais competitivo, atrativo, inovador e cooperante, conducente à melhoria da qualidade de vida à população rural e melhores níveis de coesão social.

VISÃO
O território de atuação, ser em 2020, reconhecido como um dos mais desenvolvidos do país, como “Terra de Conhecimento, Inovação e Competitividade”, possuindo vantagens competitivas diferenciadoras no contexto regional, nacional e internacional, que cresceu de forma inteligente e sustentável e que aumentou a coesão económica e social dos seus cidadãos.

VALORES
Proximidade, Diálogo e Cooperação + Compromisso e Profissionalismo + Transparência e Responsabilidade + Ética e Respeito pelos Direitos Humanos

 
 

EQUIPA TÉCNICA

Maria João Botelho
Coordenadora

Patrícia Alexandra Garcia Meireles Calado Cipriano Bernardes
Técnica Superior

Catarina Isabel Silva Guedes
Técnica Superior

Cátia Margarida Coelho Lopes
Técnica Administrativa

Miguel João Martins Nogueira
Contabilista





Confinanciado por: