banner

O projeto de cooperação transnacional TERRAS DA LUSOFONIA tem como principal objetivo criar uma mentalidade para a cooperação com base numa estratégia de aproximação a países de expressão oficial portuguesa e reforçar a identidade e cultura portuguesa (em torno do conceito de ‘lusofonia’).

Tem como ação principal a criação e implementação da “Casa da Lusofonia” em Cabo Verde. É coordenado pelo GAL ADIRN e tem como parceiros nacionais os GAL: ADDLAP, ADRIMAG, ADRIMINHO, ADL, ADRACES, ADER-AL, AVEIRO NORTE (AIDA), AVEIRO SUL (AIDA), APRODER, ADRITEM, BEIRA-DOURO, DESTEQUE, DUECEIRA, MONTE, PINHAL MAIOR, RUDE, SOL DO AVE e TERRAS DE SICÓ.

De Cabo Verde fazem parte a AGRORIG – Santo Antão; Cooperativa Mulheres do Sal – A Incubadora e ProEmpresa de S. Vicente; do Brasil, o Instituto Garbage de Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental; e de S. Tomé e Príncipe o CEPIBA – Cooperativa de Exportação da Pimenta e Baunilha Biológica.

As entidades em cooperação visam promover, em territórios específicos, o desenvolvimento local e a diversificação das economias de base rural e das zonas pesqueiras e costeiras, contribuindo para a promoção do emprego e, de forma complementar, para a promoção da inovação social, através de respostas a problemas de pobreza e de exclusão social, designadamente em territórios economicamente fragilizados e/ou de baixa densidade populacional, e visa também apoiar iniciativas integradas de promoção da inclusão social, com ênfase no empreendedorismo social e de combate à pobreza. Assim sendo, o grande desafio encontrado: crescimento populacional vs falta de recursos, irá ser combatido através de duas áreas: agricultura, floresta, turismo e ambiente; e cultura, educação, formação e consultoria. A cooperação justifica-se nestes pontos, uma vez que a grande diversidade regional dos GAL’s permitem ter uma visão de adaptabilidade das respostas consoante o território, neste caso Cabo Verde, Brasil e São Tomé e Príncipe, dando continuidade a projetos consolidados e com necessidade de continuidade e melhoria, para dar respostas eficazes e com durabilidade.

 Ficha de Projeto Terras da Lusofonia

FEADER Rural development | European Commission (europa.eu)

Confinanciado por: